Curso Socorrista

CURSO DE SOCORRISTA: COMO FUNCIONA?

Estamos sujeitos a diversas situações de risco em nosso dia a dia, são muitos os acidentes, violência e doenças com ataques repentinos que precisam a intervenção e um socorrista.

Até mesmo com as tarefas domésticas estamos sujeitos a ser alvos de acidentes e para isso o curso de socorrista se faz necessário e fundamental para qualquer situação e finalidade, seja com objetivo profissional ou para proteção e conhecimento pessoal.

O curso de socorrista prepara as pessoas para evitar situações de risco e as ensina a agir mediante esses acontecimentos. Veja abaixo algumas atitudes simples que podemos ter quando nos deparamos com alguma situação de emergência, antes mesmo dos primeiros socorros ser prestado:

  • Entre em contato com o SAMU, polícia ou bombeiros;
  • Avise ao resgate se houver riscos maiores, como explosões ou incêndios;
  • Mantenha sua tranquilidade e a da vítima;
  • Mantenha a vítima imóvel até o resgate chegar ao local;
  • Se houver corte com sangramento pressione a região para evitar perda de sangue;
  • Evite contato direto com o sangue da vítima.

As orientações acima são os primeiros passos a seguir quando nos deparamos com situações de emergência e não estamos aptos a prestar os primeiros socorros. Como mencionado acima, não é aconselhável que a vítima seja movimentada, pois pode provocar fraturas maiores. Por esse e outros motivos é imprescindível aguardar pelo resgate.

O contato com uma base de emergência é fundamental para evitar danos maiores e cada segundo é muito importante, por isso, é importante que o contato seja feito imediatamente. Ao entrar em contato com uma emergência informe seu nome, nome da vítima (se souber), endereço, número, ponto de referência e qual a situação em que a vítima se encontra como possíveis agravantes de risco como incêndio, desabamentos, entre outros.

Prestar os primeiros socorros não é uma missão fácil, pois exige conhecimento e técnicas e para isso existe o curso de socorrista a fim de habilitar profissionais e pessoas pra situações de emergência.

QUAIS SÃO AS ORIENTAÇÕES PARA SINTOMAS COMUNS?

Existem alguns ferimentos e sintomas que podem ser amenizados com alguns procedimentos imediatos, mas em seguida devem ser tratados por um médico. Veja abaixo algumas ações para tratar algumas situações que fazem parte do nosso dia a dia apenas para aliviar até que o atendimento médico seja feito:

Cortes profundos: Lave a perfuração com água corrente limpa e cubra o corte com um pano, toalha ou curativo. É importante que pressione caso haja sangramento e o deixe coberto para evitar infecções.

Torções e fraturas: compressas geladas são indicadas para evitar o inchaço e que a pele fique com aspecto roxo ou vermelho. É importante que vá até um ortopedista e solicite um raio X no local para garantir que não houve dano maiores na região e somente faça uso de pomadas na região após indicação médica.

Queimaduras: Lave abundantemente com água limpa e em seguida vá até um médico que indicará o melhor tratamento. É importante não cobrir a região para que não danifique ainda mais a pele, pois é importante que o local esteja refrigerado. Não passe pomadas sem a recomendação médica, pois pode agravar ainda mais o estado do ferimento.

Choque elétricos: Desligue a rede elétrica e não tenha contato com a vítima enquanto estiver eletrocutada, pois a descarga elétrica pode te atingir com o toque físico. Quando rede elétrica for desligada e a vítima estiver estabilizada sem descarga elétrica é necessário que faça massagem cardiorrespiratória e em seguida a leve imediatamente ao um pronto atendimento.

Desmaios: Deixe a boca e o nariz o mais livre possível para que a vítima consiga respirar melhor e mantenha o pescoço esticado a fim de facilitar a respiração. Após isso, direcione a vítima para um pronto socorro mais próximo.

Engasgamento: Não bata nas costas e nem levante o braços a vítima, isso pode piorar a situação. O ideal é abraçar a vítima pela cotas e pressionar o polegar no umbigo por diversas vezes até que seja normalizada.

O curso de socorrista é fundamental para ensinar aos participantes como agir com diversas situações de risco e que geralmente são mais comuns do que imaginamos, pois podemos nos deparar com as situações acima em locais como no trabalho, dentro de casa, na rua ou em qualquer outro lugar.

COMO FUNCIONA O CURSO DE SOCORRISTA?

O curso de socorrista é dividido em dois métodos, sendo o primeiro estágio na teoria e o segunda na prática. Com isso, os participantes aprendem na parte teoria como funciona o corpo humano, quais os sintomas, como a melhor abordagem para determinado acidente ou ferimento e na prática aprendem como executar um resgate, como ultilizar equipamentos de primeiros socorros, como fazer respiração boca a boca ou massagem cardiorrespiratória, entre outros procedimentos práticos.

É possível lidar com situações como ataques cardíacos, convulsão, ataque epilético, atropelamentos, acidentes domésticos. Especialmente quando os acidentes domésticos acontecem com as crianças e nem todos os pais conseguem lidar.

QUEM PODE FAZER O CURSO DE SOCORRISTA?

Todas as pessoas podem fazer o curso de socorrista, pois serve como proteção e conhecimento pessoal, além de ser um profissão, por isso, é fundamental para prevenir acidentes e lidar quando estes acontecem de forma inesperada.

As pessoas que buscam se especializar procuram pelo curso de socorrista a fim de seguir a carreira voltada para a área da saúde e da segurança, como bombeiros, enfermeiros, seguranças, policiais, todas essas profissões têm como exigência o curso de socorrista, pois lidam diariamente com situações de risco que exigem o atendimento com os primeiros socorros.

O curso de socorrista pode ser útil também para os profissionais da área da educação, ainda mais quando se trata de educação infantil. Muitas instituições de ensino tem solicitado o conhecimento em primeiros socorros a esses profissionais.

O aprendizado oferecido pelo curso de socorrista também serve para profissionais de diferentes áreas, pois as empresas de diferentes segmentos se interessam cada vez mais em ter profissionais que saibam como agir mediante a situações de risco.

Outro benefício deste curso são as horas complementares que ele disponibiliza para os participante e que podem somar em instituição de ensino que exigem a participação dos estudantes em cursos extras.

É UM DEVER DE CIDADÃO PRESTAR SOCORRO

Além de ser uma boa ação é um dever prestar socorro a alguém que acabou de sofrer um acidente, portanto caso seja algum acidente, alguma agregação, entre em contato com uma base de segurança. Caso presencie um acidente é necessário que o contato seja feito de imediato com profissionais responsáveis, pois o não atendimento pode gerar problemas e até levar à prisão caso presencie uma vítima vulnerável e não se prontifique a solicitar atendimento.

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE SOCORRISTA?

Existem muitas instituições e empresas que aplicam o curso e possuem profissionais aptos aplicar o treinamento. Empresas que oferecem treinamento para a formação de bombeiros e que fabricam equipamento de incêndio costumam a oferecer o curso de socorrista. Na internet existe uma variedade de cursos em diferentes locais, preços e horários disponíveis.

CURSO DE SOCORRISTA PARA EMPRESAS

As empresas buscam cada vez mais profissionais completos e estão aderindo cada vez mais aos procedimentos de primeiros socorros, pois é muito útil para a empresa ter profissionais que saibam como agir em situações de risco.

O ambiente de trabalho também é muito propício a acidentes de diversas gravidades e por isso tem sido cada vez mais conveniente que os colaboradores tenham treinamento de como lidar com esses casos além disso, ajudar a organização na prevenção desse riscos.

Muitos riscos de acidentes podem ser prevenidos com medidas simples dentro da empresa e uma dessas medidas é oferecer para os colaboradores da empresa e investindo cada vez mais na segurança do local.

PARCERIAS COM EMPRESAS PARA TREINAMENTOS

Muitos fabricantes que oferecem os equipamentos de incêndio para as empresas costumam também oferecer o curso e devido a parceria, o treinamento pode até ter descontos e ser cada vez mais viável.

Além do curso de socorrista, existe também o curso de combate ao incêndio que é oferecido geralmente pelas mesmas empresas e tem como função a treinar os colaboradore para noções básicas e itens de combate ao incêndio e na condução para rota de fuga.

AMBIENTES ADEQUADOS

Quando o local está adequado com as normas de segurança os riscos diminuem e isso faz com que o local fique apto em casos de sinistros. Para isso, é importante ter os equipamentos de incêndio e de segurança em perfeito funcionamento para que possam ser utilizados sem falha em casos de emergência.

É preciso que o detalhe do ambiente sejam considerados como o uso de corrimão, antiderrapantes, pisos sempre limpos, entre outros fatores simple mas que podem deixar o ambiente ainda mais seguro e evitar acidentes de trabalho.

Para empresas que fazem uso de maquinário ou trabalho em altura é necessário também o fornecimento e uso dos equipamentos de segurança, como capacetes, coletes, óculos, entre outros.

ITENS DE PRIMEIROS SOCORROS

O kit de primeiros socorros é um item fundamental em momentos de emergência, ajudam muito a evitar o agravamento dos ferimentos e são as primeiras ações para aliviar os sintomas da vítima até que o atendimento médico aconteça.

É exigido pelo Ministério do trabalho e emprego que as empresas tenham disponível um KIT de primeiros socorros para situações de risco no horário de trabalho. Essa exigência é encontrada na norma NR 7 e deve ser cumprida por todo o tipo de empresa independente da quantidade de funcionários.

O Kit de primeiros de socorros nas empresa não deve conter medicamentos, pois pode provocar alergias ou outros problemas e piorar as condições, por isso toda medicação deve ser prescrita por um médico. Portanto, o KIT deve conter itens como band-aid, algodão, termômetro, medidor de pressão, soro fisiológico, luvas, entre outros itens que vão auxiliar em casos de ferimentos e mau estar.

Os itens de primeiros socorros também são muito interessantes para ser levados em bolsas ou para ter em casa, pois os acidentes podem acontecer em qualquer lugar e qualquer hora, por isso, ter o kit disponíveis faz toda a diferença quando esses imprevistos acontecem, além de ser fácil e encontrar em qualquer farmacia e com preços acessíveis.

COMO AGIR PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES?

Nas empresas existem diversas ações e medidas que podem deixar o local mais seguro e prevenir acidentes, além dos equipamentos e incêndio e segurança, é possível às empresas oferecer o curso para socorrista para os funcionários o que vai habilitá-los para agir em situações de risco ou o curso e brigada de incêndio que permite criar um grupo e brigadistas constituído pelos próprios colaboradores da empresa a fim de agir em casos de incêndio.

A norma NR5 exige também que empresas com número superior a vinte funcionários tenha um grupo formado pelos próprios colaboradores da empresa, ao qual chamamos de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), esse grupo é treinado e tem como função ajudar a identificar situações de risco na empresas e promover ideias para reduzir os acidentes de trabalho.

Com a CIPA é possível além de reduzir os riscos evitar doenças ocupacionais causadas pelo ambiente de trabalho indevido, para isso existem diversas ações internas que podem ser feitas como exercícios de alongamento durante o horário de trabalho, alguns exames como medição da glicemia, oftalmológico, aferição da pressão, entre outros que podem ser feitos por profissionais da saúde contratados pela empresa, sendo realizados no próprio ambiente de trabalho por se tratar de exames simple e rápidos.

Além disso, uma ação muito importante é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), nesta semana ações com foco na saúde e na segurança são enfatizadas e cada CIPA é responsável por definir o que pode ser abordado e quais as ações para essa semana considerando as condições e necessidades da empresa em que trabalha.

Para a empresas é muito vantajoso ter profissionais habilitados com o curso de socorrista, brigada de incêndio e ter a formação da CIPA, pois permite que a empresa tenha auxílio dos próprios colaboradores para implantar medidas de segurança e um ambiente mais seguro confortável para todos.




Regiões onde a Tudo Contra Incêndio atende Curso Socorrista:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Tudo Contra Incêndio atende Curso Socorrista:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe