Curso Bombeiro Civil

BOMBEIRO CIVIL: SAIBA MAIS SOBRE A PROFISSÃO E O CURSO

A população em geral está sujeita, a todo momento, a riscos variados, dentre eles, acidentes e situações de emergências, incêndios, afogamentos, alagamentos e deslizamentos, por exemplo.

Nesse tipo de situações, os policiais e bombeiros são os profissionais que costumam ser chamados para prestarem os auxílios necessários. Além de lidar e resolver com as situações de risco, promover estabilidade emocional e calma para as pessoas que estão envolvidas nos acontecimentos são atitudes que devem ser realizadas por estes profissionais.

Quando se pensa em uma pessoa que trabalha como bombeiro, pode ser comum vir à mente uma pessoa com um extintor combatendo um incêndio. Apesar de isso também ser realidade, as funções de um bombeiro não se limitam a isso. Outros exemplos de situações que os bombeiros podem fornecer ajuda são em acidentes domésticos, corte de árvores, acidentes de trânsito, situações de ocorrência de choques e no resgates de animais.

E além de atuar dessas diversas formas na comunidade em geral, o profissional também colabora na prevenção e atendimento em outros tipos de emergência em eventos e empresas.

PROFISSÕES PARECIDAS, ATUAÇÕES DIFERENTES

Diferentemente do que muitas pessoas possam pensar, a profissão de bombeiro civil e bombeiro militar possuem algumas diferenças e, por isso possuem atuação de formas diferentes na sociedade.

Os bombeiros civis, diferentemente dos militares, são contratados por determinadas instituições privadas e possuem como função principal prevenir possíveis acidentes nos ambientes para o público que ali está presente. Eventos e shoppings costumam ser ambientes que o bombeiro civil atua.

Os bombeiros militares são partes das organizações militares de seus estados e trabalham para a comunidade. Dentre as ações que realizam, estão ações para prevenir áreas de risco, resgatar vidas em desastres, afogamentos e acidentes e combater incêndios urbanos ou florestais.

Caso existam dúvidas relacionadas à qual das duas carreiras seguir, lembre-se que as rotinas são diferentes: caso exista preferência em trabalhar em ambientes fechados como empresas particulares, o mais indicado é realizar o curso de bombeiro civil. Agora, se prefere ser concursado pelo estado e atuar de forma mais ampla para a população em geral, indica-se buscar a especialização em bombeiro militar.

O CURSO

O curso de bombeiro civil qualifica os profissionais para que possam atuar realizando a prevenção em determinadas situações de risco e atender emergências. O bombeiro civil preserva vidas, desenvolve ações de planos de emergência e também colabora em preservar patrimônios e o meio ambiente.

Para realizar o curso, é necessário que a instituição seja obrigatoriamente credenciada ao Corpo de Bombeiros do estado. Os instrutores que ministram o curso também devem ser certificados. Caso exista dúvidas se a instituição realmente possui regularização, é possível ver a lista de instituições no site de corpo de bombeiros do estado.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O CURSO

Para poder inscrever-se no concurso público para atuar como profissional no Corpo de Bombeiros, existem alguns requisitos necessários, entre eles a idade (o indivíduo deve ter no mínimo 18 anos), escolaridade (deve ter concluído o ensino fundamental I) e ter sido aprovado no exame médico que é realizado para a atividade de bombeiro civil.

Atestados desse tipo costumam ser fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, é necessário buscar consultórios médicos relacionados a medicina do trabalho ou clínicas médicas particulares. Para que seja direcionado para esse fim, é importante informar sobre a exigência.

ONDE REALIZAR?

O curso de bombeiro civil deve ser realizado em uma instituição que seja credenciada pelo Corpo de Bombeiros, seguindo a legislação que o estado possui.

No próprio site do Corpo de Bombeiros existe uma listagem de instituições que são credenciadas.

Como se trata de algo que lida com situações que envolvem vidas humanas, é importante que exista a busca por empresas competentes que ofereçam treinamentos ministrados por profissionais que também sejam formados e extremamente capacitados.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

O curso de bombeiro civil possui mais de 200 horas/aula, contando com aulas teóricas e práticas. Essas aulas, num geral, duram o período de três meses. A combinação entre teoria e prática se faz extremamente necessária, visto que o profissional terá que atuar em variadas situações da vida real.

Parte teórica

Nas teorias, os professores e instrutores compartilham conhecimentos sobre como controlar determinadas situações que envolvem riscos, como incêndios, por exemplo. Informações sobre como as diversas formas que um incêndio pode ser iniciado e como costuma se alastrar, como prevenir e como combater situações que envolvam fogo também são passadas. Além disso, também aprendem sobre como agir e quais equipamentos devem usar nos resgates e quais as formas para amenizar os riscos das vítimas envolvidas nas situações. O curso promove conhecimento sobre como atuar da melhor forma com a situação e também com as pessoas envolvidas nela, direcionando-as com calma e segurança para o que é melhor a ser feito durante o acontecimento.

Outra parte importante teórica do curso refere-se às leis e normas relativas à população, já que o profissional precisa ter conduta correta e respeitosa perante à população.

Parte prática

Na parte prática do curso de bombeiro civil são realizados testes com equipamentos variados. Tão importante quanto a parte teórica, essa parte colabora em preparar o profissional paras situações da realidade. Dentre os equipamentos dessa fase do curso, estão os de incêndio, resgate e proteção, por exemplo.

CERTIFICAÇÃO

Como todos outros cursos, este também possui avaliações teóricas e práticas, afim de testar os conhecimento adquiridos pelos estudantes. Para conseguir conquistar o certificado do curso de bombeiro civil é necessário ter um aproveitamento de pelo menos 80% de cada módulo ministrado.

Após a devida formação no curso de bombeiro civil, é necessário que o profissional passe, todos os anos, por um curso de reciclagem, segundo instruções e legislações do estado e do município.

O PERFIL DO BOMBEIRO CIVIL

O bombeiro precisa ter equilíbrio emocional para ser capaz de lidar com as mais variadas situações que podem vir a acontecer, deve cumprir seus deveres como cidadão, não ter histórico ou qualquer envolvimento com problemas criminais.

É imprescindível que um bom profissional formado no curso de bombeiro civil possua boa conduta, postura ética, ser honesto e extremamente responsável. Ser uma pessoa observadora e atenta também é importante, pois o bombeiro civil lida, a todo momento, com normas de segurança.

Como se trata de uma profissão que lida com acontecimentos que em grande parte envolvem pessoas, o profissional deve ser atencioso, generoso e proativo, além de promover sensação de segurança e saber priorizar emergências.

FUNÇÕES E ATUAÇÕES

O profissional que realiza o curso de bombeiro civil atua em shows, eventos e empresas. Sua responsabilidade está acerca da gestão de riscos de situações potenciais que possam gerar emergências como incêndios, por exemplo.

Entre as atividades que o profissional costuma realizar, estão:

  • Inspeção dos equipamentos relacionados ao combate de incêndio;
  • Desenvolver e auxiliar planos de emergências;
  • Prestar socorro à vítimas de acidentes ou complicações de saúde;
  • Prestar socorro em situações de urgência e emergência;
  • Fornecer conhecimento e esclarecer dúvidas que possam promover mais qualidade de vida e segurança do local onde está inserido.

Quando está trabalhando em um evento, algumas funções que o profissional formado no curso de bombeiro civil são: inspecionar rotas de fuga, bem como sua sinalização; conhecer ou criar planos de emergência caso ocorram incêndios; inspecionar as ferramentas que combatem incêndios; realizar resgates em altura; prestar os primeiros socorros caso necessário; analisar e avaliar possíveis riscos que existem no local; relatar, de forma formal, todas as irregularidades encontradas em sua inspeção geral e indicar possíveis medidas para adequar essas irregularidades; verificar se foram realizadas as pontuações realizadas após as inspeções; apresentar sugestões e resoluções para criar melhores condições de segurança relativas a acidentes e incêndios.

IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL

Ter um profissional formado em eventos e empresas é importante pois eles tem como principal responsabilidade a garantia da segurança do local e também dos indivíduos que estão presentes no ambiente.

Quem se forma no curso de bombeiro civil está apto a prevenir e trabalhar de diversas formas para que não existam princípios de incêndios ou a ocorrência deles. Caso venha a acontecer, o bombeiro é a peça principal para colocar em prática o plano emergencial, colaborando para que as pessoas fiquem o mais seguras possíveis e no combate do incêndio. Caso não seja possível realizar o combate total do incêndio, cabe ao bombeiro civil acionar o corpo de bombeiros mais próximo, informando-o sobre toda a situação da forma mais clara e objetiva possível.

O plano emergencial que é colocado em prática caso ocorra um incêndio ou outra situações de emergência é feito pelo profissional. Esse plano conta com reflexões sobre os melhores caminhos para evacuar o local e atender as emergências existentes, sempre buscando priorizar a vida e, logo após, o patrimônio.

FORMAS DE ATUAÇÃO

O indivíduo certificado no curso de bombeiro civil pode atuar como profissional terceirizado, em empresas que prestam serviço em áreas de segurança de patrimônios; como autônomo, trabalhando por conta própria em eventos em casas noturnas, jogos de futebol e festas em clubes; e como profissional empregado, que é quando ele é contratado pelas empresas que precisam desse profissional.

A forma mais comum de contratação é o profissional terceirizado.

EXISTE CARREIRA DE BOMBEIRO CIVIL?

Sim. A legislação que realizou a regulamentação devida também prevê uma carreira profissional para o Bombeiro civil, que é classificado em três tipos de categorias, que são: bombeiro civil, bombeiro civil líder e bombeiro civil mestre. A possibilidade de crescimento na carreira referem-se ao empenho do profissional, bem como sua busca constante por especializações em determinadas áreas.

BOMBEIROS CIVIS NAS EMPRESAS

A nível federal, a lei não obriga que as empresas precisam contratar bombeiros civis. O que varia são as exigências das legislações municipais e estaduais.

Mesmo que não exista a obrigatoriedade, contratar profissionais que possuem formação no curso de bombeiro civil é uma atividade consciente e importante nas empresas, pois eles estão aptos a socorrerem situações de emergências que podem acontecer a qualquer momento. E, além disso, eles possuem os conhecimentos necessários para adequarem os equipamentos de emergências e analisarem as condições de segurança do local.

BRIGADA DE INCÊNDIO

É comum nas grandes empresas a existência de um grupo de brigada de incêndio. Uma brigada de incêndio trata-se de pessoas que pode ser ou não treinadas e capacitadas em um curso de bombeiro, atuando na prevenção e combate de incêndios e outra situações de emergência. Geralmente, para que as pessoas que não são profissionais do ramo possam fazer parte do grupo de brigada, é ministrado um pequeno curso para capacitar os colaboradores a se informarem sobre como atuar em situações que oferecem riscos e como oferecer os primeiros socorros básicos. Bombeiros formados por instituições credenciadas são as pessoas que ministram esse curso.

Deve-se considerar, no entanto, que apesar do curso ser importante, não se trata de um treinamento completo e completamente seguro, já que treina indivíduos que não possuem capacitação profissional real nas atividades. Trata-se, na verdade, de ensinamentos sobre procedimentos básicos que podem colaborar e serem úteis em determinadas situações e evitar que grandes tragédias ocorram.

OBRIGATORIEDADE EM DETERMINADOS LOCAIS

Apesar de não existirem leis federais que se refiram à obrigatoriedade de profissionais formados nas empresas, existem regulamentos municipais e estaduais que podem determinar a existência da atividade.

Um exemplo de cidade que possui obrigatoriedade em relação à presença de brigadas de incêndio e bombeiros civis para assegurar determinados ambientes é o município de São Paulo. Entre os estabelecimentos que precisam, segundo decreto municipal, estão:

  • Hipermercados;
  • Casas noturnas, de shows e espetáculos;
  • Lojas de departamentos de porte grande;
  • Campus universitários ;
  • Shoppings centers;
  • Áreas privadas e públicas que possuem concentração acima de mil pessoas.

É importante ter o trabalho do profissional formado no curso de bombeiro civil pois ele promove segurança para o ambiente e todos que ali estão. O bombeiro civil formado está totalmente apto a realizar suas funções caso qualquer situação emergencial ocorra, evitando que acidentes ou complicações maiores possam vir a acontecer.




Regiões onde a Tudo Contra Incêndio atende Curso Bombeiro Civil:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Tudo Contra Incêndio atende Curso Bombeiro Civil:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe