Curso Bombeiro

TUDO O QUE PRECISA SABER SOBRE O CURSO DE BOMBEIRO

São muitos os riscos ao qual a sociedade está exposta, além dos riscos pelo aumento da criminalidade, nesse caso responsabilidade da polícia, existem também outros riscos como incêndios, deslizamentos, acidentes e diversas situações de emergência.

O papel do bombeiro nessas situações de risco é controlar a situação a fim de poupar a vítima de maiores danos e muitas vezes não é uma tarefa fácil ainda mais quando existem outros fatores dificultam a solução do problema.

Os bombeiros aprendem a lidar com diversas situações de risco, pois sempre envolvem muita tensão, esforço físico, estabilidade emocional e agilidade, por isso existe um treinamento rigoroso, mas antes de falarmos sobre o curso de bombeiro, é ideal conhecermos mais sobre a profissão.

QUAIS AS FUNÇÕES DE UM BOMBEIRO?

Muitas pessoas associam os bombeiros como os responsáveis por apagar incêndios, mas a profissão vai muito além disso, são diversas situações de risco e precisam ser controlada e por isso a profissão exige profissionais preparados para qualquer tipo de situação. Veja abaixo algumas situações de atuação:

  • Resgate de animais;
  • Acidentes de trânsito;
  • Incêndios;
  • Deslizamentos;
  • Cortes de árvores;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes domésticos.

Esses são os principais casos, mas existem muitas outras situações de riscos em que esses profissionais são treinados pelo curso de bombeiro e assim lidar e controlar situações extremas. Além de situações urbanas, questões ambientais também são controladas com a ajuda dos bombeiros principalmente na preservação da natureza e proteção aos animais. Após o treinamento é possível conseguir habilidades e estar à frente de situações tão complexas e na maioria das vezes exige muita coragem e força de vontade.

DIFERENÇA ENTRE BOMBEIRO MILITAR E CIVIL?

Existe uma diferença entre bombeiro militar e civil, pois os bombeiros militares estão aptos a tratar situações extremistas e atua de forma ampla a fim de proteger a sociedade. Os bombeiros civis tem uma atuação mais limitada e geralmente são contratados para trabalhar em locais comerciais ou residenciais, como shopping, condomínios, eventos e indústrias com foco na prevenção de incêndio.

Muitas pessoas não entendem essa diferença, mas na prática é possível entender a diferença, pois a rotina é diferenciada. Muitas pessoas ficam na dúvida de qual dos doi seguir e se especializar, mas é preciso entender qual tipo e ambiente de trabalho prefere.

Se tem preferência por trabalhos em ambientes fixos como empresas privadas e com foco na prevenção de incêndio o mais indicado é o bombeiro civil, mas se prefere trabalhar para o estado sem um lugar fixo e de forma mais ampla, o ideal é se especializar em bombeiro militar.

QUAL O PERFIL PARA SER UM BOMBEIRO?

O bombeiro além de ser um profissional capaz de lidar com situações de risco precisa ser um representante que cumpre com seus deveres dentro da legislação como um bom cidadão, por isso, é importante não ter tatuagens com apologia ao crime, histórico criminal entre outros envolvimentos com a criminalidade.

Além de ser um bom cidadão é necessário ter algumas características físicas e emocionais, como por exemplo, coragem, equilíbrio emocional, honestidade, agilidade, condicionamento físico, saber trabalhar em equipe e estar com a saúde controlada. Veja alguns requisitos:

  • Idade entre 18 a 30 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Não ter histórico criminal;
  • Obrigações eleitorais cumpridas;
  • Curso de bombeiro.

Esses são alguns requisitos e pode ter algumas variações de acordo com o estado a fim de exercer a função, mas no geral, esse é o padrão para todos aqueles candidatos que sonham em exercer a profissão.

Quanto às características físicas e emocionais, serão testadas no curso de bombeiro e vai ajudar a identificar quais o participante já tem e quais precisa desenvolver, por isso o curso de bombeiros é imprescindível para atuação na área.

QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA INGRESSAR NA PROFISSÃO?

Antes de exercer a função as incorporações sempre submetem os candidatos a uma série de etapas e vai garantir que estão apto a exercer a função e além disso analisar as condições emocionais, físicas e mentais. Conheça melhor sobre essas etapas:

1- BOMBEIRO MILITAR

O participante será submetido a diversas etapas e é necessário ser aprovado em um concurso público. A primeira etapa é fazer uma prova acompanhada de uma redação, se aprovado na segunda etapa fará um teste físico com diversas atividades a fim de identificar se tem condições para executar as atividades as quais serão submetidos durante o curso e bombeiro.

Se o candidato for aprovado nas duas primeiras etapas ele será submetido a uma investigação social e muitas características e ações serão observadas, pois para se tornar um bombeiro militar é necessário não ter antecedente criminal ou alguma ocorrência que descumpra a legislação.

A última etapa, caso o candidato seja aprovado nas três primeiras é passar por uma avaliação médica física e psicológica. O médico vai avaliar se o participante tem condições e perfil físico para suportar e atender aos exercícios do curso de bombeiro e aos serviços demandados. Será avaliado também se possui tatuagens com apologia ao crime, caso seja aprovado o candidato inicia o curso de bombeiro.

Para o curso de bombeiro militar, os participantes após passar em todas as etapas são remunerados mensalmente e precisam participar em período integral com duração de dois anos, sendo necessário ter a participação de pelos menos oitenta por cento do curso de bombeiro.

2- BOMBEIRO CIVIL

O processo para ingressar como bombeiro civil é mais simples porém também exige as mesmas condições físicas e emocionais dos bombeiros militares. É obrigatório o curso de bombeiro seja realizado por instituições credenciadas no Corpo de Bombeiros.

Para conferir se a instituição está credenciada e regular, é necessário acessar o site do Corpo de Bombeiros do seu estado. Para iniciar o curso e bombeiro é necessário ter no mínimo dezoito anos e ter concluído o ensino médio.

Antes de ingressar no curso de bombeiro, é necessário apresentar um atestado médico com resultado apto para a instituição que pretende realizar o curso. Sem a apresentação do atestado o curso de bombeiro não é iniciado.

O curso tem duração de aproximadamente três meses e depende muito da frequência das aulas e da participação do candidato sendo obrigatória cumprir oitenta por cento do período o curso de bombeiro.

Além do curso de bombeiro, quando o participante finaliza é possível fazer outras especializações e na maioria das vezes a área de segurança e resgate são as mais procuradas.

COMO O CURSO DE BOMBEIRO FUNCIONA?

O curso é constituído por aulas teóricas e práticas e é fundamental a teoria ser acompanhada da prática, pois vai ajudar quando o profissional estiver de frente dessas situações de risco na vida real.

TEORIA

Por isso, o curso oferecerá aprendizado completo de como controlar situações de risco, como os incêndios têm sido cada vez mais comum e além de aprender a controlar os participantes vão aprender como um incêndio inicia, desde a formação do fogo até o combate e a prevenção.

Serão treinados para saber como agir em diferentes situações e quais os equipamentos para usar em determinados resgates e como diminuir os riscos das vítimas e pessoas ao redor.

Outra questão muito importante a ser aprendida são as normas e legislações, pois é obrigatório todas as condutas respeitar as leis municipais e estaduais, além de ser um exemplo de cidadão também na vida pessoal.

PRÁTICA

Serão feitos muitos testes com equipamentos de incêndio, proteção e resgate, pois aconteceram simulações de risco para preparar os participantes da melhor forma e fazer com que mantenham o controle emocional e tenha agilidade e condicionamento para controlar a situação. O curso de bombeiro vai preparar o corpo, mente e emocional, as aulas práticas vão testar e fortalecer ainda mais essas questões.

Depois de ter finalizado o curso de bombeiro é necessário passar por uma reciclagem anualmente para o treinamento ser atualizado e que as condições físicas, emocionais e mentais sejam fortalecidas para lidar com as demandas.

BOMBEIRO CIVIL PARA EMPRESAS

Não existem uma lei que obriga as empresas a contratar um bombeiro civil, porém é necessário estar atento às leis municipais, pois podem ter exigências específicas para determinada região.

Mas mesmo que não seja obrigatória a contratação muitas empresas contratam os profissionais, pois além de estar aptos caso ocorra alguma situação de emergência, vão prevenir e evitar possíveis acidentes sempre conferindo os equipamentos de emergência do local e quais as condições do ambiente.

A maioria das empresas de grande porte possuem um grupo de brigada de incêndio, é feito um pequeno curso de bombeiro nas empresas onde capacita os próprio colaboradores a saber como agir em situações de risco e a oferecer os primeiros socorros. Não é um treinamento tão completo, e trata apenas de procedimentos básico para orientar os colaboradores a agir de forma correta.

O curso de bombeiro para empresas são oferecidos por bombeiros formados e por instituições credenciadas. Esses procedimentos podem ser muito úteis e evitar grandes tragédias nas empresas.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE TER UM BOMBEIRO CIVIL CONTRATADO?

Conforme as normas de combate o incêndio toda empresa precisa conter alguns itens contra o incêndio, as normas variam, pois depende da metragem, seguimento e muitas outras características do estabelecimento, que vão determinar quais equipamentos devem ser utilizados e qual a quantidade e como devem funcionar, pois para cada estabelecimento são normas diferentes.

Ter um bombeiro civil contratado vai garantir que esses equipamentos estejam de acordo com as normas, o que garante que se apresentarem algum defeito será identificado pelo bombeiro e direcionado para manutenção ou troca, pois é muito prejudicial quando os equipamentos não funcionam normalmente, pois são eles que indicam quando o local está correndo risco, como por exemplo, os sensores de fumaça que acionam quando são atingidos por determinado grau de fumaça.

]São muitos os equipamentos contra o incêndio, como extintores, sprinklers, detector de fumaça, entre outros e o curso de bombeiro permite que o profissional conheça a funcionalidade de todos os equipamentos para potencializar a segurança do local.

CERTIFICAÇÃO PARA EMPRESAS

Além disso, todo estabelecimento deve ter a certificação o que chamamos de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um certificado emitido pelo corpo de bombeiro municipal ou estadual que aprova o estabelecimento a funcionar confirmando que o mesmo possui condições básicas e projeto de incêndio aprovado com todos os equipamentos necessários em perfeito funcionamento e o bombeiro civil contratado pela empresa privada muitas vezes é o responsável por essa emissão junto o órgão.

A ausência dessa certificação pode até provocar que o estabelecimento seja proibido de funcionar e seja lacrado pelo Corpo de bombeiros. Caso aconteça algum acidente e o imóvel não tenha essa certificação, a responsabilidade é inteiramente do proprietário.

ONDE ENCONTRAR?

O curso de bombeiro pode ser facilmente encontrado na internet, nos sites do Corpo de bombeiros que indicam empresas que são credenciadas. Além disso, tem um canal do Soluções Industriais que centraliza no site empresas que fornecem equipamento de incêndio e além disso oferecem o curso de bombeiro.

É importante reforçar, pois o curso de bombeiro precisa ser oferecido por empresas credenciadas no Corpo de Bombeiros, pois se forem oferecidas por empresas sem capacitação o certificado não terá valor algum.

É muito importante a busca por empresas competentes sendo um treinamento oferecido por bombeiros formados e capacitados, pois se o treinamento não for feito com base nas normas não agregará valor a empresa.

A IMPORTÂNCIA DOS BOMBEIROS

É uma profissão muito admirada pois precisa de coragem e força de vontade, além de arriscar sua própria vida para salvar pessoas manter uma sociedade saudável em tanto desastres e caos.

Quem escolhe essa profissão na maioria das vezes é motivado a ajudar as outras pessoas e a fazer o bem além de crescer profissionalmente. Nem todas as pessoas são aptas emocionalmente e fisicamente e por isso não conseguem exercer essa função, sendo assim, os que passam por todas as etapas e persistem até o fim do treinamento estão preparados e motivados a ajudar pessoas exercer a função da melhor forma.

Sem dúvidas a profissão de bombeiro é muito útil para a sociedade e permite que muitas pessoas tenham uma segunda chance na vida diante de situações críticas e essa experiência deixa os profissionais ainda mais motivados.




Regiões onde a Tudo Contra Incêndio atende Curso Bombeiro:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Tudo Contra Incêndio atende Curso Bombeiro:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe