Curso primeiros socorros

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS: QUAL A IMPORTÂNCIA?

Sabemos que situações de risco podem acontecer a qualquer momento e com qualquer momento. Estamos sujeitos ao perigo em situações do dia a dia, como ao atravessar uma rua, ao pegar um transporte público até mesmo dentro de casa com as tarefas domésticas por isso o curso de primeiros socorros é fundamental para qualquer pessoa que se preocupa com sua segurança e as outras pessoas.

Situações de risco como um atropelamento, um corte inesperado com uma faca, uma queda, pode ser muito assustador, mas o curso de primeiros socorros tem essa função e preparar a pessoa em situações de risco do dia a dia e até mesmo grandes desastres.

Para entendermos melhor vamos ver como podemos ajudar em situações de risco e quais são os cuidados e assim evitar maiores consequências e tentar aliviar os sintomas iniciais enquanto ainda não temo o curso de primeiro socorros:

  • Solicite atendimento médico;
  • Mantenha a calma e tente acalmar a vítima e a deixe mais confortável possível;
  • Se houver risco de fraturas é importante não movimentar o corpo da vítima até a chegada de uma ambulância;
  • Se houver sangramento, é importante pressionar o local;
  • Se a pele for submetida a cortes é necessário cobrir a região para não ficar exposta por muito tempo, pois aumenta o risco de infecção;
  • Evite contato direto com o sangue para os casos de feridas.

Essas são algumas iniciativas para quem não tem o curso de primeiros socorros e assim conseguirem ajudar de alguma forma quando presenciarem algum acidente. É importante falarmos sobre o primeiro tópico, pois é essencial, ao se deparar com uma situação de risco é imprescindível entrar em contato com a emergência e informe o local, o estado da vítima e o tipo de acidente.

O Contato imediato vai fazer muita diferença, pois cada segundo conta muito para casos de acidentes graves. Muitas pessoas tentam ajudar a vítima e acabam piorando o estado, por isso é importante não movimentar a vítima em caso de possíveis fraturas.

Como vimos, socorrer uma vítima ou não é uma tarefa fácil e precisa de muita preparação, por isso, o curso de prontos socorros é fundamental e pode ajudar muito a lidar com essas situações preocupantes.

ORIENTAÇÕES

Quando os acidentes acontecem ficamos sem saber como agir e quais ações temos que tomar em casos específicos e por isso o curso de primeiros socorros vão ajudar e muito nesses casos, por isso veja abaixo algumas ações para aliviar os sintomas:

Queimaduras: Para ferimentos causados por queimaduras é necessário que seja lavado com água corrente para alívio do desconforto e em seguida seja coberto com uma faixa limpa. É importante não passar nenhuma pomada ou qualquer outro produto a fim de amenizar, pois pode favorecer e causar mais dor e piorar o ferimento.

Choque elétricos: Confira se as correntes elétricas foram desligadas e não toque a vítima enquanto estiver sendo eletrocutada, pois a carga elétrica pode afetar uma segunda pessoa quandos os corpos entram em contato. Após isso, se houver uma parada cardiorespiratória faça uma massagem no peito e respiração boca a boca.

Torções e fraturas: Para aliviar a dor e maior inchaço é recomendado fazer compressas geladas ou colocar gelo em cima evitando forçar a região. Não passe pomadas ou tome outros medicamentos sem uma recomendação médica. O ideal é procurar ajuda médica e faça um raio X.

Desmaios: O ideal é a pessoa fique deitada com o pescoço esticado a fim de facilitar a respiração e é muito importante que a boca e o nariz estejam livres para melhorar ainda mais a respiração.

Engasgamento: Um erro crucial que muitas pessoas comentem é bater nas costas levantar os braços, mas isso só piora a situação, pois o alimento ou objeto pode ir direto para as vias respiratórias e dificultar ainda mais que a pessoa retome o estado normal. O ideal é abraçar a pessoa por detrás e colocar o polegar da mão esquerda no umbigo com a mão direita em cima pressionando.

Ataques cardíacos: É necessário pressionar a região do tórax com as palmas das mãos com o paciente deitado de costas em uma superfície sem elevações.

Cortes profundos: Lave o corte com água corrente mesmo não esteja visualmente sujo, pois pode estar sujeito a bactérias e em seguida cubra o corte com uma faixa limpa para evitar infecções.

O curso de primeiros socorros irá preparar os participantes para todas essas e outras situações de risco. Além da parte teórica os participantes poderão ter na prática experiências bem reais dessas situações e vai prepará-los ainda mais quando precisa atuar em um caso real.

COMO FUNCIONA O CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS?

É um curso que ensina na teoria e prática como prestar os primeiros atendimentos em casos de emergência, enquanto o atendimento médico não chega e com isso evita maiores danos para a vítima e também protege as demais pessoas próximas. Veja abaixo algumas situações que o curso de primeiros socorros podem ajudar:

  • Engasgos;
  • Atropelamentos;
  • Acidentes de automóveis em geral;
  • Acidentes domésticos;
  • Paradas cardíacas;
  • Queimaduras;
  • desmaios.

O curso de primeiros socorros podem ajudar não somente em situações de grande risco, mas também para situações domésticas que muitas vezes não sabemos lidar, ainda mais quando no lar tem crianças e os pais não sabem como lidar com os acidentes do dia a dia.

QUEM PODE FAZER?

Todos que buscam por uma preparação mais técnica para lidar com situações de risco e emergência, pois além de aprender a lidar, o curso permite que o participante aprenda a identificar e a prevenir situações de risco.

Quem busca por um crescimento profissional também pode optar pelo curso, pois para qualquer empresa é vantajoso ter uma pessoa que saiba agir em situações de risco e por isso é importante que o curso de primeiros socorros seja mencionado no currículo.

Para profissionais da área de segurança como bombeiros, policiais, seguranças e todas as profissões envolvidas com segurança é imprescindível que tenham o curso de primeiros socorros e muitas outras especializações e critérios que essas profissões exigem.

Não somente para profissionais da área da segurança, mas também para profissionais da área da saúde, seja qual for a especialização é obrigatório que tenha o curso de primeiros socorros e muitas outras especializações pois são exigidas pela profissão, pois não é possível atuar na área sem atender os requisitos.

Os professores e profissionais envolvidos com a educação infantil também devem ter o curso de primeiros socorros, pois muitas escolas estão exigindo o curso para a contratação do profissional ou até mesmo oferecem o curso.

O curso de primeiros socorros também pode ser feito para conseguir horas complementares em algumas instituições de ensino, geralmente solicitadas pelas faculdades que exigem que o aluno faça cursos a parte.

PRESTAR ATENDIMENTO É UM DEVER

Muitas pessoas gostam de ajudar umas as outras, ainda mais quando existem pessoas ao seu redor em alguma situação de emergência, porém além de ser uma boa intenção, também trata-se de um dever de cidadão, pois ao se deparar com um acidente ou uma situação de risco, é obrigatório que preste socorro e entre em contato com o resgate e caso isso não seja feito e comprovado que havia condições para ajudar e não ajudou, poderá acarretar em problemas e até mesmo levar para prisão por isso o curso de primeiros socorros podem ajudar a como lidar da melhor maneira.

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS?

Existem muitas escolas aptas com excelentes profissionais para aplicação desse curso, não existe um lugar específico pois muitas escolas de diferentes ensinos, podem oferecer o curso e também empresas que fornecem equipamento para combate ao incêndio conseguem oferecer esse treinamento.

É ainda mais fácil encontrá-lo na internet e um canal que facilita a busca é o Solução Industriais, pois centraliza empresas que oferece o curso de primeiros socorros e também outros produtos e serviços.

Existem diversos locais para a realização do curso, além da variedade de horário e preço, tudo dependerá da escola e quantidade de participantes.

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA EMPRESAS

Existem muitas empresas e especialistas de segurança e saúde que oferecem o curso de primeiros socorros aos colaboradores da empresa e muitas empresas tem aderido esse procedimento, pois é muito conveniente ter colaboradores aptos para agir em situações de emergência.

Não corremos o risco somente na rua, o ambiente de trabalho também é muito propício para acidentes de todos os tipos desde um corte simples até um incêndio ou rompimento estrutural. Estamos rodeados de risco e por isso é importante prevenir de todas as formas, pois para a empresa é interessante ter pessoas que consigam antecipar e identificar possíveis riscos.

Mediante essa necessidade, esse procedimento tem sido cada vez mais comum e interessante, pois caso ocorra algum acidente no ambiente de trabalho ou até mesmo no caminho de ida e volta, a empresa fica responsável por qualquer dano ao qual seu colaborador foi submetido.

PARCERIAS

Quando a empresa tem parcerias com empresas ou instituições de ensino que oferecem o curso de primeiros socorros muitas vezes esse procedimento pode oferecer muitos descontos e compensar ainda mais.

Além do curso de primeiros socorros outro curso é bem conhecido e aplicado é o combate ao incêndio, geralmente empresas que fornecem equipamento de incêndio aplicam esse dois cursos. Ambos os cursos são fundamentais, pois ajudam a lidar e prevenir situações de risco.

EQUIPAMENTO DE INCÊNDIO E SEGURANÇA

Para que os riscos sejam diminuídos é imprescindível que os equipamentos estejam em perfeito estado de funcionamento como os alarmes de incêndio, sprinklers, sensor de fumaça, rota de fuga, saida de emergencia, porta corta fogo entre outros itens de segurança e prevenção contra incêndio, pois são esses equipamentos que evitam acidentes de trabalho.

Outras medidas simples é dar atenção aos detalhes do dia a dia como antiderrapantes, corrimão, pisos danificados, pois pode ocasionar em quedas, entre outros cuidados que podem evitar acidentes.

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

De acordo com norma NR-7 do Ministério do trabalho e emprego é obrigatório que as empresas tenham um kit de primeiros socorros, caso ocorra algum acidente. A norma impõe diversas exigências a serem cumpridas pelos empregadores e o kit é uma delas, sendo essa regra devida para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Quanto ao KIT, além das empresas é bom ter disponível também em casa ou na bolsa, pois os acidentes podem acontecer a qualquer momento. É importante que o KIT contenha alguns itens básicos como esparadrapos, algodão, luvas, álcool, termômetro, soro fisiológico, entre outros itens que são achados facilmente nas farmácias.

A ideia não é a empresa oferecer medicamentos aos colaboradores, até porque pode gerar um grande problema caso a pessoa medicada tenha alergia e por isso não é indicado que o colaborador seja medicado, todas essas restrições são orientadas no urso de primeiros socorros. O KIT serve apenas para manter as condições vitais enquanto a pessoa não é atendida por um médico apto.

COMO PREVENIR ACIDENTES?

Para empresas com a quantidade superior a vinte colaboradores é obrigatório a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), essa é uma exigência referente a norma NR-5. A CIPA é constituída por colaboradores da própria empresa que são submetidos a um treinamento e assim identificar e prevenir com mais precisão situações de risco e pontos a serem melhorados na empresa.

A CIPA pode ajudar em muitas ações internas para a prevenção de doenças ocupacionais e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Muitas empresas promovem palestras, exames gratuitos, atividades físicas durante o horário de trabalho, entre outras atividades a fim de conscientizar e conferir questões básicas da saúde dos colaboradores.

Muitas empresas tem a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) one todas essas atividades são priorizadas. Como vimo, além do curso de primeiros socorros, os brigadistas e a CIPA podem ajudar a prevenir os riscos de acidentes.

Com o curso de primeiros socorros é possível evitar muitos problemas não somente para as empresas mas também para o dia a dia das pessoas. Com o curso as pessoas ficam mais aptas e tranquilas quando uma situação de emergência acontece e o controle emocional é um fator muito importante para resolver uma situação de risco que estamos sujeitos mas que muitas vezes podem ser prevenidas.




Regiões onde a Tudo Contra Incêndio atende Curso primeiros socorros:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Tudo Contra Incêndio atende Curso primeiros socorros:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe